Pular para o conteúdo principal

Customer Relationship Management – CRM

Para manter nossa empresa competitiva, cada vez mais precisamos atender as necessidades e expectativas dos clientes. Para isso podemos resgatar boas lições que aprendemos no passado para competir no futuro.

No passado tínhamos a oportunidade de conhecer nossos clientes e manter uma relação mais fiel, onde conhecíamos o nome, onde viviam, que tipo de produtos necessitava e quando precisava. Sabíamos quando deveria ser entregue, quanto e como queriam pagar.

Para gerenciar uma relação individual com nossos clientes, podemos utilizar a idéia de marketing one-to-one, ou conhecida como gerência de relação com clientes (CRM), utilizando tecnologias com base de dados, interatividade e personalização em massa. Essas interações construirão um contexto diferenciado no passar do tempo, onde podemos tomar decisões assertivas para adequar nossos produtos e serviços.

O processos de implementação de um programa one-to-one ou CRM pode ser dividido em quatro partes:
1.      Identifique seus clientes, conhecendo de forma individual, com o máximo de detalhes e ser capaz de reconhecê-lo em todos os pontos de detalhes possível.
2.      Diferencie seus clientes, pelo nível de valor para sua empresa e pelas necessidades individuais de produtos e serviços.
3.      Interaja com seus clientes, buscar a forma mais eficiente e eficaz, ou seja, a maneira mais útil em termos de informação para fortalecer sua relação com os clientes (web, call center, etc.), para atuar de forma diferenciada e de personalização.
4.      Personalize, seus produtos e serviços deve ser capaz de tratar seu cliente de forma diferenciada e individualmente.

 Fonte: Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Administração de Conflitos e Negociação no ambiente de trabalho: Entrevista com Romilson Cesar Lima

Para entendermos conflitos e negociação no mundo organizacional é preciso entender as pessoas, para sermos claros e objetivos. O profissional de hoje precisa aprender a transformar conflitos e negociações negativas em algo produtivo e positivo, assim ajudando a desenvolver grandes projetos e seus conhecimentos. Conflito partiu-se da visão clássica e era visto como um evento pernicioso que deveria ser evitado a todo custo pelos administradores, até chegar à visão mais contemporânea de considerá-lo como uma fonte de inovação necessária às organizações modernas. Essas inovações surgem com a percepção do conflito, um bom líder consegue então transformar um conflito em resultados positivos para a equipe e/ou empresa (RONDEAU; 1996). A probabilidade de ocorrer conflitos aumenta conforme o tamanho do grupo, das afinidades, o grau de especificações das tarefas e, quando a organização promove recompensas que estimulam o esforço individual de seus membros. Todos os sentimentos que altera...