Pular para o conteúdo principal

Administração da Produção

Uma das principais áreas estratégica empresarial é a administração da produção e operações, que é o conjunto de atividades que conduz a transformação de bens (tangível) e serviços (intangível) em algo com maior valor agregado (valor percebido pelos clientes).

Um dos fatores decisivos nesta área e que torna um gestor diferenciado, é uma formação de estratégia de produção e operações, analisando as oportunidades e restrições no macro ambiente (ambiente externo da empresa), aquilo que deve ser priorizado para os mercados visados, tendo em vista o desempenho operacional dos concorrentes (Benchamarking).

No micro ambiente da empresa, podemos destacar as estratégias operacionais tomando ação na melhoria dos nossos recursos e competências, sendo:
·        Estratégias de operações;
·        Redes de operações;
·        Pacote de valor;
·        Medidas de desempenho;
·        Qualidade total;
·        Ética, sustentabilidade e segurança;
·        Produtos e processos;
·        Instalações;
·        Planejamento e controle de operações;
·        Controle estatístico dos processos e confiabilidade.

O desempenho operacional pode ser medido com indicadores de desempenho de qualidade, custos, flexibilidade, velocidade e confiabilidade, avaliando fatores fundamentais para atender as necessidade e expectativa dos clientes. Todos esses resultados são proporcionados por uma visão do negócio, ambiente, mercado e aprendizado organizacional.

A posição de um sistema de administração da produção e operações necessita interagir e relacionar com as principais áreas da empresa, sendo administração de marketing ou vendas, administração financeira ou contábil e administração de pessoas ou recursos humanos, para acontecer um desdobramento das atividades empresariais de forma eficiente e eficaz.

 Por Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Administração de Conflitos e Negociação no ambiente de trabalho: Entrevista com Romilson Cesar Lima

Para entendermos conflitos e negociação no mundo organizacional é preciso entender as pessoas, para sermos claros e objetivos. O profissional de hoje precisa aprender a transformar conflitos e negociações negativas em algo produtivo e positivo, assim ajudando a desenvolver grandes projetos e seus conhecimentos. Conflito partiu-se da visão clássica e era visto como um evento pernicioso que deveria ser evitado a todo custo pelos administradores, até chegar à visão mais contemporânea de considerá-lo como uma fonte de inovação necessária às organizações modernas. Essas inovações surgem com a percepção do conflito, um bom líder consegue então transformar um conflito em resultados positivos para a equipe e/ou empresa (RONDEAU; 1996). A probabilidade de ocorrer conflitos aumenta conforme o tamanho do grupo, das afinidades, o grau de especificações das tarefas e, quando a organização promove recompensas que estimulam o esforço individual de seus membros. Todos os sentimentos que altera...