Uma das principais áreas estratégica empresarial é a administração da produção e operações, que é o conjunto de atividades que conduz a transformação de bens (tangível) e serviços (intangível) em algo com maior valor agregado (valor percebido pelos clientes).
Um dos fatores decisivos nesta área e que torna um gestor diferenciado, é uma formação de estratégia de produção e operações, analisando as oportunidades e restrições no macro ambiente (ambiente externo da empresa), aquilo que deve ser priorizado para os mercados visados, tendo em vista o desempenho operacional dos concorrentes (Benchamarking).
No micro ambiente da empresa, podemos destacar as estratégias operacionais tomando ação na melhoria dos nossos recursos e competências, sendo:
· Estratégias de operações;
· Redes de operações;
· Pacote de valor;
· Medidas de desempenho;
· Qualidade total;
· Ética, sustentabilidade e segurança;
· Produtos e processos;
· Instalações;
· Planejamento e controle de operações;
· Controle estatístico dos processos e confiabilidade.
O desempenho operacional pode ser medido com indicadores de desempenho de qualidade, custos, flexibilidade, velocidade e confiabilidade, avaliando fatores fundamentais para atender as necessidade e expectativa dos clientes. Todos esses resultados são proporcionados por uma visão do negócio, ambiente, mercado e aprendizado organizacional.
A posição de um sistema de administração da produção e operações necessita interagir e relacionar com as principais áreas da empresa, sendo administração de marketing ou vendas, administração financeira ou contábil e administração de pessoas ou recursos humanos, para acontecer um desdobramento das atividades empresariais de forma eficiente e eficaz.
Por Romilson Cesar Lima
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