Pular para o conteúdo principal

Crescimento Exponencial

Crescimento exponencial nada mais é do que um crescimento absurdamente rápido, com proporções que não estamos acostumas, a definição se baseia de quanto maior a quantidade existente, mais rápido crescerá, pois se evolui a partir daquilo que já se tem.

A área em maior desenvolvimento, ou seja, que caminha exponencialmente, hoje em dia é a TI, segundo Ray Kurzwell  em breve termos um revolução tecnológica abrangendo todos os países e acabando com a centralização, a tecnologia será tão real quanto a realidade. Ray também completa que neste século devido ao crescimento exponencial não progrediremos 100 anos e sim 20 mil.

A área de TI tem como característica uma deflação muito grande, isso faz com que a possibilidade de ser disponível para todos seja maior, podemos exemplificar o caso do celular.

Porem o grande desafio será as empresas, ou melhor, o ser humano estar aberto para está evolução tão rápida.

Com a grande competitividade no mercado, empresários precisam adaptar e inovar novas estratégias para fazer a diferença e manter suas empresas competitivas.

Um caso a citar é a empresa Decor Glass, sendo ela indústria e também importadora, a parte de produção é totalmente artesanal com poucas máquinas, e as existentes com tecnologia defasada, este fato faz com que haja muita perda devido a qualidade. Acredito que o maior desafio seja os administradores ainda não estarem preparados para este crescimento.

Acredito que o grande diferencial seja na parte de importação onde a margem desses produtos é elevada, porem falha em estratégia caso no futuro não seja viável importar e revender.

Portanto percebe-se que nem todas as empresas estão abertas e preparadas para o crescimento exponencial, ou melhor nós seres humanos, é importante desenvolver, e como diz Ray tudo tem o lado bom e o lado ruim, o que devemos focar é o lado bom deste avanço, inclusive Ray possui uma universidade que estuda os impactos que serão causados pelo crescimento exponencial, e também cria soluções para os mesmo.

Fonte: Luciana Acorsi, aluna do curso de Ciências Contábeis na Faculdade Jaguariúna (FAJ)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,