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Granja Lagoa Bonita

Após leitura do case “Os 18 princípios de uma vitoriosa cultura de gestão do Brasil”, da revista HSM Management, publicado na edição 66 de janeiro-fevereiro de 2008, é possível observar algumas semelhanças entre alguns aspectos da cultura das empresas em que Jorge Paulo Lemann e seus sócios têm participações e a cultura praticada pela empresa “Granja Lagoa Bonita”. A cultura da empresa em estudo foi moldada através de seu fundador e das experiências adquiridas por ele em sua vida. Assim como Lemann, o fundador da “Granja Lagoa Bonita” acredita que as pessoas da empresa devem trabalhar juntas em uma só direção, afinal o produto final da empresa é resultado de um pouco de trabalho de cada um da empresa, ou seja, se cada funcionário executar o seu serviço corretamente (de forma eficiente e eficaz), a empresa colocará no mercado um produto com qualidade. Desta forma, a empresa será beneficiada e, consequentemente, os seus funcionários. No entanto, diferente do que Lemann e seus sócios praticam, a empresa em questão não trabalha com distribuição de lucros entre os funcionários, um dos motivos para não trabalhar com a distribuição de lucros seria o fato da empresa ser de pequeno porte.

Além do trabalho em equipe ser voltado para uma mesma direção, a empresa “Granja Lagoa Bonita” também acredita que a comunicação no ambiente interno da empresa seja essencial, afinal é necessário que todos na empresa saibam o que está ocorrendo. A educação do próximo é um fator que a empresa também se preocupa, o fundador acredita que pelo menos duas pessoas devem saber executar a mesma função, afinal caso acorra algum imprevisto ou algum problema de saúde ou até mesmo durante as férias de algum funcionário, deve haver outro funcionário para executar a função. Além disso, dentro de cada grupo de trabalho deve haver um líder, ou seja, uma pessoa com responsabilidade e autoridade para as tomadas de decisão.

Estas são algumas semelhanças observadas entre a cultura das empresas em que Lemann e seus sócios possuem participações e a empresa em estudo, a “Granja Lagoa Bonita”, e que acredita-se que fazem a diferença no sucesso da empresa.

A empresa “Granja Lagoa Bonita”, apesar de já estar em atuação há algum tempo, ainda é uma empresa de pequeno porte e que cresce aos poucos, mesmo porque o fundador acredita que o crescimento deve ocorrer em alicerces sólidos, assim, no momento, a empresa atua mais no mercado local e regional, não estando apta ainda para atuar no mercado global.

Fonte: Ellen Scholten, aluna do curso de Administração de Empresas na Faculdade Jaguariúna (FAJ) 

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