Pular para o conteúdo principal

Granja Lagoa Bonita

Após leitura do case “Os 18 princípios de uma vitoriosa cultura de gestão do Brasil”, da revista HSM Management, publicado na edição 66 de janeiro-fevereiro de 2008, é possível observar algumas semelhanças entre alguns aspectos da cultura das empresas em que Jorge Paulo Lemann e seus sócios têm participações e a cultura praticada pela empresa “Granja Lagoa Bonita”. A cultura da empresa em estudo foi moldada através de seu fundador e das experiências adquiridas por ele em sua vida. Assim como Lemann, o fundador da “Granja Lagoa Bonita” acredita que as pessoas da empresa devem trabalhar juntas em uma só direção, afinal o produto final da empresa é resultado de um pouco de trabalho de cada um da empresa, ou seja, se cada funcionário executar o seu serviço corretamente (de forma eficiente e eficaz), a empresa colocará no mercado um produto com qualidade. Desta forma, a empresa será beneficiada e, consequentemente, os seus funcionários. No entanto, diferente do que Lemann e seus sócios praticam, a empresa em questão não trabalha com distribuição de lucros entre os funcionários, um dos motivos para não trabalhar com a distribuição de lucros seria o fato da empresa ser de pequeno porte.

Além do trabalho em equipe ser voltado para uma mesma direção, a empresa “Granja Lagoa Bonita” também acredita que a comunicação no ambiente interno da empresa seja essencial, afinal é necessário que todos na empresa saibam o que está ocorrendo. A educação do próximo é um fator que a empresa também se preocupa, o fundador acredita que pelo menos duas pessoas devem saber executar a mesma função, afinal caso acorra algum imprevisto ou algum problema de saúde ou até mesmo durante as férias de algum funcionário, deve haver outro funcionário para executar a função. Além disso, dentro de cada grupo de trabalho deve haver um líder, ou seja, uma pessoa com responsabilidade e autoridade para as tomadas de decisão.

Estas são algumas semelhanças observadas entre a cultura das empresas em que Lemann e seus sócios possuem participações e a empresa em estudo, a “Granja Lagoa Bonita”, e que acredita-se que fazem a diferença no sucesso da empresa.

A empresa “Granja Lagoa Bonita”, apesar de já estar em atuação há algum tempo, ainda é uma empresa de pequeno porte e que cresce aos poucos, mesmo porque o fundador acredita que o crescimento deve ocorrer em alicerces sólidos, assim, no momento, a empresa atua mais no mercado local e regional, não estando apta ainda para atuar no mercado global.

Fonte: Ellen Scholten, aluna do curso de Administração de Empresas na Faculdade Jaguariúna (FAJ) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,