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O QUE UMA EMPRESA QUE INDUSTRIALIZA BEBIDAS TEM EM COMUM COM UM FRIGORÍFICO DE AVES?

O QUE UMA EMPRESA QUE INDUSTRIALIZA BEBIDAS TEM EM COMUM COM UM FRIGORÍFICO DE AVES?

O artigo tem como objetivo mostrar que independente do ramo da empresa, as estratégias, o comprometimento da gestão e dos colaboradores, enfim, a forma como o empreendimento é conduzido são fundamentais para se manter nesse mercado tão competitivo.

O estudo será feito em cima do estudo de caso proposto, sobre a empresa Imbev, do ramo de bebidas; e a um Frigorífico de Amparo, de referencia nacional, com sede no Rio Grande do Sul, e que possui unidades em várias regiões do nosso país.

Com esse trabalho, pretendo mostrar que o comprometimento deve partir da cabeça do empreendimento, para que todo o resto se sinta motivado a ter bons resultados.
Afinal, o que uma empresa que industrializa bebidas tem em comum com um frigorífico de aves?

A resposta é: A Gestão! A alma de um negócio é a maneira como é criada a cultura organizacional e de que forma ela será passada pra seus colaboradores. O resultado positivo dependerá de como o gestor vai impor esse modo de trabalho.

Na empresa do meu estudo, existe uma política onde os colaboradores antes de ingressarem seus trabalhos na unidade, passam por uma integração, onde são apresentados as “Boas Práticas de Fabricação”, e normas que devem ser cumpridas no dia-a-dia. Essa integração é feita de acordo com a política interna, e com o consenso das equipes ( Segurança do trabalho, Meio ambiente, RH, Garantia da Qualidade).
Com relação a parte de processos, o rendimento á a palavra que mais saem da boca dos supervisores, e a que é mais debatida pela Garantia da Qualidade. Ambos buscam o mesmo objetivo, mas a cobrança deve ser rigorosa.

Freqüentemente, pessoas corporativas visitam a unidade, afim de trazer melhorias ou apoiar em problemas de processo. Isso mostra um envolvimento de toda a empresa, movendo o colaborador a realmente “vestir a camisa”.

É muito importante esse acompanhamento, dede o início da matéria prima (que no caso do meu estudo é o nascimento das aves), até o produto final ( a ave pronta para consumo), onde é destinado tanto para mercado interno, como para o mercado externo, pois esse acompanhamento garante confiança ao consumidor.

As estratégias para atrair o consumidor final é através das propagandas ( comerciais, patrocínios), de receitas com imagens dos produtos, e o próprio site da empresa. Já as redes de varejo, como o Grupo Pão de Açúcar, KFC, MC’Donalds, são clientes que necessitam uma atenção maior. Por isso existem as auditorias, que são visitas que esses clientes fazem para ver se as exigências impostas por eles estão sendo cumpridas.

Para atender as condições do mercado, conseguir competir com os concorrentes e ainda satisfazer os colaboradores, é preciso de foco, metas e pessoas preparadas e dispostas a trabalhar; todos com o mesmo objetivo.

Para isso, cada um deve estar bem ciente da sua responsabilidade, e manter uma comunicação onde haja entendimento perante todos, pois as informações devem ser precisas.
Investir em propagandas é preciso para atrair o consumidor, mas para conquistá-lo é preciso de qualidade. E isso é obtido dentro da empresa, com as pessoas que nela trabalham.

Portanto, antes de conquistar o consumidor, é preciso conquistar o colaborador, possibilitar meios de trabalho, e fazer com que ele se sinta importante para realização daquele objetivo. Afinal, o colaborador é o primeiro cliente!
Fonte: Aline Rizzuto Semolini, aluna do curso de Administração de Empresas na Faculdade Jaguariúna (FAJ).

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