Pular para o conteúdo principal

Fresenius Medical Care

A empresa de estudo deste texto é a multinacional Fresenius Medical Care. É uma empresa de origem alemã com filiais em vários países com suas atividades voltadas para a área de saúde. Sua principal atividade é na área de hemodiálise e dialise na produção de produtos e maquinas. Sou funcionário desde 2003 e pude observar a constante mudança na planta de Jaguariúna que começou como uma pequena filial que produzia pequenas quantidades de bolsas de hemodiálise e hoje se tornou uma grande referencia entre as várias plantas devido ao constante aumento em seus investimentos, desenvolvimento de produtos e equipamentos adquirindo a capacidade de exportar seus produtos suprindo as involuntárias dificuldades de outras filiais e abastecendo países que ainda não contam com uma planta da Fresenius Medical Care.

Um dos pontos fortes que vejo é a preocupação da empresa com o desenvolvimento humano. Procura incentivar seus colaboradores a manter seus estudos para crescerem junto à empresa conquistando melhores salários e reconhecimentos profissionais. A relação entre diretoria e colaboradores é transparente dando maior conforto e facilitando resoluções de problemas.

Problemas ainda são encontrados, mas todos estão aptos a solucioná-los e o diferencial é que todos os problemas não são finalizados individualmente e sim sempre passam pela supervisão de todos os envolvidos possibilitando assim a eficácia nos resultados obtidos.

Uma ferramenta que é bem usada na Fresenius do Brasil e todas as clínicas é o Lean System que além de aumentar a produtividade com qualidade e garantia de satisfação de trabalho do funcionário é a melhor organização de modo geral da empresa. Esta ferramenta não é utilizada apenas na linha de produção, mas sim em todos os setores da empresa – da diretoria à limpeza.

Mais informações: http://www.fmc-ag.com.br/

Fonte: Adam George Guirro Batista, aluno do curso de Administração de Empresas na Faculdade Jaguariúna (FAJ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...

Gestão estratégica Habib's

O Habib's é a uma rede  brasileira  de  fast-food , especializada em  comida árabe . A rede possui mais de 400 restaurantes em todo o país e a primeira  loja  foi inaugurada em  1988  em  São Paulo por Alberto Saraiva.  A princípio o cardápio era composto somente de esfihas, quibes e beirutes; porém para atender uma fatia maior de mercado o Habib’s diversificou seu cardápio, e hoje possui mais de sessenta itens.                       A principal estratégia do fundador sempre foi atrelar qualidade e preço baixo, desmistificando que produtos baratos são de qualidade duvidosa.  A rede também faz parte de um novo cenário de negócios, onde a manutenção dos custos e garantia de qualidade se fazem presentes através da verticalização do processo produtivo.                     ...